smart teve melhor ano de sempre antes de virar eléctrica

A smart bateu todos os recordes em 2019, antes de se despedir em definitivo dos motores a combustão. Em Portugal foram vendidos 4.071 automóveis smart, número que representa uma quota de mercado de 1,82%. Foi o melhor ano de sempre da marca em Portugal e a melhor quota de mercado da fabricante a nível internacional.

Estes números, que foram anunciados esta terça-feira na conferência de imprensa anual da Mercedes-Benz Portugal e smart, dificilmente serão repetidos, pelo menos nos próximos anos, já que a partir de agora só será possível comprar um smart eléctrico.

Para Bernardo Villa, director de vendas e marketing da smart em Portugal, a "mobilidade eléctrica será impulsionada pelos clientes empresariais", ainda que tenha sido reconhecido por parte de todos os dirigentes presentes que esta aposta na electrificação da smart e na gama EQ da Mercedes se deve a uma convicção própria da Mercedes-Benz Portugal e não está assente em eventuais apoios estatais à compra de automóveis "amigos do ambiente".

Para assinalar esta transição entre a era da smart com motores a combustão e a nova fase com motorizações unicamente eléctricas, a marca da Daimler preparou um facelift aos seus três modelos (fortwo coupé, fortwo cabrio e forfour), que ganharam uma imagem exterior muito mais agressiva, marcada por uma nova grelha dianteira, novos pára-choques e uma nova assinatura luminosa, e por um interior ainda mais requintado.

Os preços para os novos smart eléctricos arrancam nos 22.845 euros para a versão base do novo fortwo coupé, que deverá continuar a ser a variante mais procurada pelos portugueses. 

Em destaque